Wednesday, June 1, 2011

COMUNICADO DE IMPRENSA

CENTRO DE ESTUDOS MOCAMBICANOS E INTERNACIONAIS (CEMO)
Palestra a realizar se na Sexta-feira dia 3 de Junho de 2011, na sala Nobre do Conselho Municipal da Cidade de Quelimane

O Centro de Estudos Moçambicanos e Internacionais (CEMO), em parceira com o Instituto de Humanidades e Tecnologia da Universidade Politécnica e o Conselho Municipal da Cidade Quelimane, Sindicato Nacional de Jornalistas, Misa-Moçambique tencionam organizar uma palestra na sala Nobre do Conselho Municipal da Cidade de Quelimane subordinado ao tema «Os desafios no Combate a Corrupção em Moçambique- O Caso dos Aeroportos de Moçambique«.

A palestra sera orientada pelo pesquisador do Centro de Integridade Publica, ex-Procurador na Província da Zambézia e tambem ex- docente do Instituto Superior de Relações Internacionais (ISRI) Baltazar Fael, e tera como moderador o Prof. Dr. Manuel de Araújo, e como Comentador principal o actual Procurador na Provincia da Zambézia, Amâncio Zimba.
O caso Aeroportos de Moçambique envolveu o antigo ministro dos transportes e comunicacoes, António Mungumbe, Diodino Cambaza, ex-Presidente do Conselho de Administração da AdM, Antenor Pereira, das Financas da AdM, António Balande Chefe do Gabinete do Ministro dos Transportes e Comunicaçoes, Maria Deolinda Matos, Administradora delegada da SMS num crime de desvio de fundos do estado em milhares de dólares tendo sido condenados a um a pena que varia dos 4 meses a 22 anos de prisão maior tendo sido recentemente reduzidas para um maximo de 12 anos.

Sendo a corrupção um dos fenómenos que afligem e minam o desenvolvimento no Pais e com base na sua vasta experiencia como Procurador na Província da Zambézia e docente do Instituto Superior de Relações Internacionais, achamos pertinente mais uma vez trazer ao de cima este tema com o intuito de fazer uma reflexão sobre os contornos e possíveis razões que agudizam a prática deste crime a nível Nacional e na Zambézia em particular.
Deste modo, o CEMO, O Instituto de Humanidades da Universidade Politécnica e o Conselho Municipal a Cidade de Quelimane, Sindicato Nacional de Jornalistas (SNJ), o Misa Moçambique convidam aos munícipes desta urbe a fazerem-se presentes no Salão Nobre do Conselho Municipal da Cidade de Quelimane a fim de participarem no evento.

Quelimane, 01 de Junho de 2011

No comments:

Post a Comment